segunda-feira, 17 de junho de 2013

Questão discursiva - Percurso - Módulo 3



Tema 1- Números, operações, funções (racionais, /potenciação, números reais, expressões algébricas, equações, gráficos cartesianos , equações do 2º grau, funções) Grupo I - Observar - H01, H02, H03  Grupo 2 - Realizar  e Grupo 3 - Compreender
Tema principal de acordo com a matriz de competências do  Saresp para alunos do 9º ano (8ª série)

Frações - representação, comparação e ordenação e operações.  Números decimais - transformação em fração decimal - representação - ideia de valor posicional - (décimos, centésimos e milésimos)  6º ano (5ª série).

Números - Sistema de numeração - o sistema posicional decimal - números racionais - representação fracionária e decimal - operações com decimais e frações  -  7º ano ( 6ª série) - cálculos com potências e raiz quadrada e outros índices - O conjunto Z - operações - positivos e negativos -

Porcentagem - utilizar a noção de razão e verificar o envolvimento com a fração - e resolver problemas que  utilizam estas noções (porcentagem - % - por cento) - transformação  e problemas  -  7º ano (6ª série)

Números racionais - transformação de decimais finitos em fração - 8º ano ( 7ª série)

A ideia de número racional - relação com as frações e as razões  ( noção de irracional) - Conjuntos dos reais.  - 9º ano (8ª série)

Racionais - frações- decimais - operações - razão - proporção - porcentagem - operações e problemas.

Fonte: Matriz de referência  - Saresp  0 2009  -  e Currículo do Estado de São Paulo - Matemática e suas tecnologias - 2012  - SEE



Nova tentativa em 15/06/2013  às  15h00

Os procedimentos Metodológicos para a aplicação deste   percurso  – utilizando o que será realizado no Plano de aula. 

 - A construção do significado de fração e do número fracionário. Levantar problemas e dificuldades quanto ao ensino e à aprendizagem dos números fracionários, refletindo sobre eles. Explorar frações unitárias (associando as operações e cortes da unidade em partes iguais) e também seus complementos em relação à unidade. Estimular os alunos, constantemente propondo situações problemas, mesmo sem os nomes das frações. Situações aditivas-subtrativas (Para fazer um leite batido, foram misturados: Meio litro de leite). Situações multiplicativas e de divisão (Na casa de Luís, eles cozinham 1 ½ xícara de arroz por dia. Durante uma semana, quanto de arroz gastarão?).
Exemplo: 
1 A mãe dividiu um doce em 8 partes iguais. Joelmir, Maria e Gláucia vieram e comeram tudo. Joelmir comeu metade do doce. Maria comeu uma das partes cortadas. Quantas partes do bolo Gláucia  comeu?
2 - Uma professora tinha 10 alunos. Ela dividiu uma goiabada em 10 pedaços, para dar um pedaço a cada aluno. Mas três alunos não quiseram. Dois deles eram irmãos e deram seus pedaços para um primo, o outro deu seu pedaço para um amigo. No lanche, os colegas comeram os pedaços que ganharam.   Quantos alunos comeram goiabada?  Quantos alunos comeram mais do que um pedaço? Quantos pedaços eles comeram? Quantos alunos comeram só um pedaço?
3- Quantos meio litros cabem em um litro e meio?  E quantos quartos de litro cabem em um litro e meio?
 Recursos Metodológicos (Materiais):
   Folhetos, Cardápio  e propaganda   utilizadas em supermercados, Restaurantes, Hipermercados, Drogarias, entre outra situações como Revistas Jornais, Material Dourado, Receita, representação através da divisão de um bolo, chocolate, pizza e outros.
Utilização de software que retratem os   conceitos de frações.
Pesquisa na internet sobre as frações e os decimais.
Leitura de livros paradidáticos – como Fração sem Mistério e outros.
Avaliação:
  Atividade em grupo e individual. Observar a realização das atividades. Comparar se houve evolução na compreensão dos conceitos de registro em uma tabela, escrita na forma fracionaria e decimal, ordenação de números  naturais. Construção da reta numérica, transformação de fração decimal em números decimais. Uso da sala de recursos (law house da escola) para a aplicação dos softwares específicos sobre frações e números decimais. 

Postado por Fatima Varuzzi - Elaborado pela Profa Fatima Varuzzi   wm 17/06/2013 às 21h15mim

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