sexta-feira, 14 de junho de 2013

Plano de aula


                                     Plano de Aula

Tema:  Números racionais  (fração, números decimais)

           Conjunto dos números racionais – Q  – Representação na reta numérica

 

Série: 6º ano do Ensino Fundamental – séries finais.

 

Objetivos Gerais: Aplicar o conceito de fração na leitura e na interpretação do número decimal e fração, em experiências que envolvam preços dos mais variados produtos e a partir de algumas experiências em sala de aula, os procedimentos que são usados para medir as dimensões dos objetos a utilização dos cálculos em diversas áreas. Relacionar esses procedimentos com o conceito de fração para aperfeiçoar as estratégias das linguagens utilizadas para comunicar e informar as medidas das dimensões entre outras situações.

Objetivos Específicos:

    Comparar e ordenar números racionais representados de diferentes formas localizar  e posicionar um número racional representado nas suas diferentes formas (reta numerada)

     Introduzir um novo conjunto e explora-lo junto com o conjunto já conhecido -   Conjunto dos números naturais e conjunto dos números racionais.

    Mostrar, por meio de uma fração, que um centavo corresponde a um centésimo do real, que corresponde a 0,01%, entre outras situações.

    Mostrar que o termo "centavo" simplifica a comunicação para expressarmos o fracionamento da moeda.

    Introduzir as ideias de operações com os números fracionários nas séries inicias do Ensino Fundamental.

 

Justificativa: O desenvolvimento do raciocínio, através da compreensão dos conceitos e dos procedimentos, o saber “por quê” e “para quê” em cada momento da aprendizagem. Saber medir é uma das capacidades que precisa ser estimulada nas aulas de Matemática do ensino fundamental. O nosso ponto de partida, neste plano de aula, será relacionar o procedimento de medir com o conceito de fração e números decimais.

Os procedimentos Metodológicos: 

Um comentário:

  1. Oi Fátima, muito bom sobre este Tema: Números racionais (fração, números decimais), as suas colocações, são fundamentais no processo de aprendizagem e com muita criatividade, para que os alunos possam entender que da fração há os números decimais e vice-verso, como você informa que devemos explorar os conjuntos dos números naturais.

    ResponderExcluir