segunda-feira, 3 de junho de 2013

Discussão de leitura e escrita

Como vimos no módulo anterior, a importância  da leitura pelos nossos alunos é de suma importância, pois, os mesmos adquirem um arsenal de conteúdo e cultura.  Os livros paradidáticos são importantes para um bom  entendimento e que os mesmos atingem um nível de conhecimento e  aprendizagem.
Postado por Fatima Varuzzi.

9 comentários:

  1. Fátima, concordo com você com a leitura executadas pelos alunos, irão adquirir uma nova postura e como você diz um arsenal de conteúdos e culturas, porque estão lendo situações que poderão desenvolver e terem assuntos para serem discutidos entre eles.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jorge, que bom que você está se conectando comigo, também estou acreditando que a leitura nos transporta para mundos até não alcançados por nossa vontade, vou incentivas os meus alunos a leitura e a escrita sempre e sempre. Fatima

    ResponderExcluir
  3. Fátima, realmente você tem toda razão, porque se incentivarmos os nossos alunos a ler e a escrever, iremos tirar os famosos erros como nóis vai, nóis fumo, e sim ,Nós Vamos, Nós Fomos, e outros dialetos errados que infelizmente, temos visto e ouvido muito pelos nossos alunos, e com a nossa correção, tentamos ao máximo corrigi-los. Há de se observar que encontramos erros na escrita nas redes sociais, mas, e conforme você informa temos que incentivá-los a leitura e a escrita...

    ResponderExcluir
  4. Ola Jorge também sempre concordei que a leitura e a interpretação da Matemática é de suma importância, pois, tivemos as Olímpiadas da Matemática e os mesmos repararam como é difícil o raciocínio lógico bem como os conteúdo que devem ser adquiridos e aplicados. A interpretação e os conteúdos básicos na Matemática é um ponto que devemos sempre incentiva-los. Fatima

    ResponderExcluir
  5. Módulo 03- Questão Discursiva
    Observando vídeo do professor Nilson Machado ele informa sobre: Mediação, Tecer e Mapas.
    Focando principalmente sobre os mapas, onde ele informa sobre o GPS, de como chegar à algum lugar, fala sobre o Rigor da Ciência de J.L. Borges de O Fazedor, que diz: que o mapa coincide com o ponto da cidade, no fim o mapa não serviu para nada e com L.Caroll sobre a Caçada ao Snark, que diz: que o marinheiro informou para o capitão que o mapa estava errado, e , o capitão acatando a informação lhe dada vai durante a viagem apagando o cada ponto que ia passando, e foi necessário fazer uma nova escala.
    O professor Nilson Machado aborda que o fazer escala o mapa precisa de sistema de projeção e cada um mapeia de uma forma.
    Segundo professor Nilson o mapa na área de educação, segue o mesmo conceito como: representações gráficas semalhantes a diagramas, que indicam relações entre o conceito s ligados por palavras.
    Sintetizando, o mapa deverá ser uma escala de início, meio e fim.
    - Quanto as respostas acima, mencionada o mapa tem tudo e serve para tudo, porque o mapa com ele deverei observar alguns obstáculos que poder modificá-lo de uma forma mais satisfatória;
    Para termos uma boa orientação, devemos planejar. fixando um objetivo, analisar e conhecer os seus problemas, organizar com recursos com recursos tecnológicos, tomar decisões e avaliar, sempre observando as competências e habilidades.
    - Um mapa servirá para tudo para uma boa orientação;
    - Quanto ao mapa ele no meu modo de ver é uma realidade, por trabalhar de uma forma mais direta e sem rodeios, porque esta sendo feito no passo a passo, de uma fácil orientação e compreensão;
    - Quanto entre ter tudo e ter nada está a competência de querer mapear, sim sempre ter tudo e está a competência de querer mapear, se você tem competência saberá mapear.
    Plano de Aula
    1- Tema a ser abordado: Números reais; H01;
    2- Objetivo a ser alcançado: identificar, reconhecer conjuntos numéricos e suas representações H02 e H03;
    3- Objetivos específicos: compreender a ideia do principio de cálculos que envolvem as quatro operações; H04;
    4- Justificativa de ser trabalhar determinado conteúdo: Resolver os problemas do conjunto numérico que envolvem as quatro operações; H15;
    4-Procedimentos Metodológicos: Aulas expositivas, como diagramas e orientações especifícas; H16
    5- Recursos Materiais e Técnológicos: Lousa e giz, calculadora, internet, softwares, jornal, revistas , videos educativos e livros didáticos;
    6- Avaliação: oral, escrito, individual ou em grupo, exposição de trabalhos.


    ResponderExcluir
  6. Plano de Aula:
    Equação do 2º Grau
    1-Reconhecer uma equação com uma incógnita;
    2-Identificar os coeficientes de uma equação;
    3-Identificar equações completas e incompletas
    4-Reduzir as equações para forma de ax2 + bx + c = 0 ( a
    5-Resolvendo problemas;
    6-Estudando as raízes de uma equação,;
    7-Relacionando as raízes e os coeficientes da equação ax2+bx+c=0
    8-Escrevendo uma equação do 2º grau e conhecendo as duas raízes
    9-Equações biquadradas
    10-Equações irracionais
    11-Resolvendo sistemas de equações do 2º grau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocamos os conteúdos, agora vamos colocar as a habilidades e competências, eu segui o Currículo de Matemática

      Excluir
  7. Fátima, competências e de como será executado os conteúdos e as habilidades é o desenvolvimento do exercício, e é você esta certa de seguir o Currículo de Matemática.

    ResponderExcluir
  8. Oi Fátima, coloquei complemento no plano de aula é de muito gratificante, porque estamos fazendo o nosso desenvolvimento e que servirá para a sala de aula.

    ResponderExcluir