Plano de Aula
Tema: Números racionais (fração, números decimais)
Conjunto dos números racionais – Q – Representação na reta numérica
Série: 6º ano do Ensino Fundamental – séries finais.
Objetivos Gerais: Aplicar o conceito de
fração na leitura e na interpretação do número decimal e fração, em
experiências que envolvam preços dos mais variados produtos e a partir de
algumas experiências em sala de aula, os procedimentos que são usados para
medir as dimensões dos objetos a utilização dos cálculos em diversas áreas.
Relacionar esses procedimentos com o conceito de fração para aperfeiçoar as
estratégias das linguagens utilizadas para comunicar e informar as medidas das
dimensões entre outras situações.
Objetivos Específicos:
Comparar e ordenar números racionais
representados de diferentes formas localizar e posicionar um número
racional representado nas suas diferentes formas (reta numerada)
Introduzir um novo
conjunto e explora-lo junto com o conjunto já conhecido - Conjunto dos números naturais e conjunto dos
números racionais.
Mostrar, por meio de uma
fração, que um centavo corresponde a um centésimo do real, que corresponde a
0,01%, entre outras situações.
Mostrar que o termo
"centavo" simplifica a comunicação para expressarmos o fracionamento
da moeda.
Introduzir as ideias de
operações com os números fracionários nas séries inicias do Ensino Fundamental.
Justificativa: O desenvolvimento do
raciocínio, através da compreensão dos conceitos e dos procedimentos, o saber
“por quê” e “para quê” em cada momento da aprendizagem. Saber medir é uma das
capacidades que precisa ser estimulada nas aulas de Matemática do ensino
fundamental. O nosso ponto de partida, neste plano de aula, será relacionar o
procedimento de medir com o conceito de fração e números decimais.
Os procedimentos Metodológicos:
Oi Fátima, muito bom sobre este Tema: Números racionais (fração, números decimais), as suas colocações, são fundamentais no processo de aprendizagem e com muita criatividade, para que os alunos possam entender que da fração há os números decimais e vice-verso, como você informa que devemos explorar os conjuntos dos números naturais.
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