quarta-feira, 5 de junho de 2013

Primeiro Contato com a Leitura

O mundo das letras esteve desde muito cedo em minha vida, não porque meus pais são pessoas letradas ou meus avôs, mas tudo começa quando meu irmão mais velho entra em sua primeira série do fundamental e juntamente com ele comecei a vivenciar todo aquele processo, mesmo que fora de tudo, com muito apego e desejo. Apartir de ali eu e meu irmão ficamos horas tentando decorar as letras do alfabeto e ler muitos gibis que minha mãe comprava. Na época líamos estes gibis diversas vezes, mas hoje vejo que não estávamos lendo as palavras mais sim interpretando as figuras.
Estudei meus primeiros anos em uma escola da prefeitura e lá tínhamos aula de leitura. Em uma determinada aula na primeira série a professora deixou que levássemos o livro para casa, e ai que tudo começou. Minha primeira leitura oficial, digamos assim, ficou com o livro “A festa no céu” de Ângela Lago com meus sete anos na primeira série do fundamental. Deixei assim de viver as aventuras de meu irmão e passei a viver as minhas próprias aventuras.
                               Depois desde primeiro pequeno, porem gigante passo, minha vida com a leitura não parou mais, sempre tive contato com muitos livros, mas gostaria de ressaltar uma série que me acompanhou por muitos anos, os livros da série vaga-lume. Lia estes livros sem parar, isto já na minha quinta série. Lembro de passar algumas noites lendo com minha irmã. Eu ficava em meu quarto e ela no dela revezando a leitura dessas belas historias.
Termino meu relato sobre meu contato com leitura com o marco, para mim, da transição de historias pré-adolescente para historias adultas. Foi ao final de minha oitava série quando minha professora de história me presenteou com alguns livros, dentre eles “A Odisséia” de Homero, e “A ira dos Anjos” de Sidney Sheldon. Com a leitura destes livros comecei a ler livros maiores e mais complexos abrindo ainda mais meu repertório de leitura.
Hoje, por me dedicar a muitas coisas não tenho tido muito tempo para leitura, mas espero e projeto um tempo onde possa ler muito mais.


Um comentário:

  1. Ola Thiago, também sempre li muito,tento se possível , ter a leitura como um prazer e um hobby. Às vezes, com está nossa vida corrida, deixamos um pouco de lado, mas faço de tudo para ter este momento e me deliciar com um bom livro. Postado pro Fatima Varuzzi

    ResponderExcluir