sexta-feira, 14 de junho de 2013

Continua


 - A construção do significado de fração e do número fracionário, Levantar problemas e dificuldades quanto ao ensino e à aprendizagem dos números fracionários, refletindo sobre eles. Explorar frações unitárias (associando as operações e cortes da unidade em partes iguais) e também seus complementos em relação à unidade. Estimular os alunos, constantemente propondo situações problemas, mesmo sem os nomes das frações. Situações aditivas-subtrativas (Para fazer um leite batido, foram misturados: Meio litro de leite). Situações multiplicativas e de divisão (Na casa de Luís, eles cozinham 1 ½ xícara de arroz por dia. Durante uma semana, quanto de arroz gastarão?).

Exemplo: 

1 A mãe dividiu um doce em 8 partes iguais. Joelmir, Maria e Gláucia vieram e comeram tudo. Joelmir comeu metade do doce. Maria comeu uma das partes cortadas. Quantas partes do bolo Gláucia comeu?

2 - Uma professora tinha 10 alunos. Ela dividiu uma goiabada em 10 pedaços, para dar um pedaço a cada aluno. Mas três alunos não quiseram. Dois deles eram irmãos e deram seus pedaços para um primo, o outro deu seu pedaço para um amigo. No lanche, os colegas comeram os pedaços que ganharam.   Quantos alunos comeram goiabada?  Quantos alunos comeram mais do que um pedaço? Quantos pedaços eles comeram? Quantos alunos comeram só um pedaço?

3- Quantos meio litros cabem em um litro e meio?  E quantos quartos de litro cabem em um litro e meio?

Recursos Metodológicos (Materiais):

   Folhetos, Cardápio  e propaganda utilizadas em supermercados, Restaurantes, Hipermercados, Drogarias, entre outra situações como Revistas Jornais, Material Dourado, Receita, representação através da divisão de um bolo, chocolate, pizza e outros.

 - A construção do significado de fração e do número fracionário, Levantar problemas e dificuldades quanto ao ensino e à aprendizagem dos números fracionários, refletindo sobre eles. Explorar frações unitárias (associando as operações e cortes da unidade em partes iguais) e também seus complementos em relação à unidade. Estimular os alunos, constantemente propondo situações problemas, mesmo sem os nomes das frações. Situações aditivas-subtrativas (Para fazer um leite batido, foram misturados: Meio litro de leite). Situações multiplicativas e de divisão (Na casa de Luís, eles cozinham 1 ½ xícara de arroz por dia. Durante uma semana, quanto de arroz gastarão?).

Exemplo: 

1 A mãe dividiu um doce em 8 partes iguais. Joelmir, Maria e Gláucia vieram e comeram tudo. Joelmir comeu metade do doce. Maria comeu uma das partes cortadas. Quantas partes do bolo Gláucia comeu?

2 - Uma professora tinha 10 alunos. Ela dividiu uma goiabada em 10 pedaços, para dar um pedaço a cada aluno. Mas três alunos não quiseram. Dois deles eram irmãos e deram seus pedaços para um primo, o outro deu seu pedaço para um amigo. No lanche, os colegas comeram os pedaços que ganharam.   Quantos alunos comeram goiabada?  Quantos alunos comeram mais do que um pedaço? Quantos pedaços eles comeram? Quantos alunos comeram só um pedaço?

3- Quantos meio litros cabem em um litro e meio?  E quantos quartos de litro cabem em um litro e meio?

Recursos Metodológicos (Materiais):

   Folhetos, Cardápio  e propaganda utilizadas em supermercados, Restaurantes, Hipermercados, Drogarias, entre outra situações como Revistas Jornais, Material Dourado, Receita, representação através da divisão de um bolo, chocolate, pizza e outros.

Avaliação:

  Atividade em grupo e individual. Observar a realização das atividades. Comparar se houve evolução na compreensão dos conceitos de registro em uma tabela, escrita na forma fracionaria e decimal, ordenação de números  naturais. Construção da reta numérica, transformação de fração em numero decimal e de numero decimal em porcentagem, Resolução situação problema. Trabalho de pesquisa na leitura de jornais e revistas onde podemos encontrar a fração e os decimais.

  Recuperação Continua e paralela com o auxílio do Professor auxiliar da classe.

 

 

 

 

 
 

 

3 comentários:

  1. Oi Fátima, gostei muito das colocações do plano de aula, com criatividade, informando receitas de bolo, divisão por partes iguais, incrementado até pízzas, muito boa. No meu modo de ver é sempre assim que devemos trabalhar em classe conquistando os alunos a terem noção com estas colocações, e você postou uma grande importância da Recuperação Continua e Professor Auxiliar em classe.

    ResponderExcluir
  2. Vamos acrescentar este comentário no fórum do grupo, pois assim , fica mais concreto e mais explicito.

    ResponderExcluir