- A construção do significado de fração e do número fracionário,
Levantar problemas e dificuldades quanto ao ensino e à aprendizagem dos números
fracionários, refletindo sobre eles. Explorar frações unitárias (associando as
operações e cortes da unidade em partes iguais) e também seus complementos em
relação à unidade. Estimular os alunos, constantemente propondo situações
problemas, mesmo sem os nomes das frações. Situações aditivas-subtrativas (Para fazer um leite batido, foram
misturados: Meio litro de
leite). Situações multiplicativas
e de divisão (Na casa de
Luís, eles cozinham 1 ½ xícara de arroz por dia. Durante uma semana, quanto de
arroz gastarão?).
Exemplo:
1 A mãe dividiu um doce em 8 partes iguais. Joelmir, Maria e
Gláucia vieram e comeram tudo. Joelmir comeu metade do doce. Maria comeu uma
das partes cortadas. Quantas partes do bolo Gláucia comeu?
2 - Uma professora tinha 10 alunos. Ela dividiu uma goiabada em 10
pedaços, para dar um pedaço a cada aluno. Mas três alunos não quiseram. Dois
deles eram irmãos e deram seus pedaços para um primo, o outro deu seu pedaço
para um amigo. No lanche, os colegas comeram os pedaços que ganharam.
Quantos alunos comeram goiabada? Quantos alunos comeram mais do que um
pedaço? Quantos pedaços eles comeram? Quantos alunos comeram só um pedaço?
3- Quantos meio litros cabem em um litro e meio? E quantos quartos de litro cabem em um litro
e meio?
Recursos Metodológicos (Materiais):
Folhetos, Cardápio e propaganda utilizadas em supermercados,
Restaurantes, Hipermercados, Drogarias, entre outra situações como Revistas
Jornais, Material Dourado, Receita, representação através da divisão de um
bolo, chocolate, pizza e outros.
- A construção do significado de fração e do número fracionário,
Levantar problemas e dificuldades quanto ao ensino e à aprendizagem dos números
fracionários, refletindo sobre eles. Explorar frações unitárias (associando as
operações e cortes da unidade em partes iguais) e também seus complementos em
relação à unidade. Estimular os alunos, constantemente propondo situações
problemas, mesmo sem os nomes das frações. Situações aditivas-subtrativas (Para fazer um leite batido, foram
misturados: Meio litro de
leite). Situações multiplicativas
e de divisão (Na casa de
Luís, eles cozinham 1 ½ xícara de arroz por dia. Durante uma semana, quanto de
arroz gastarão?).
Exemplo:
1 A mãe dividiu um doce em 8 partes iguais. Joelmir, Maria e
Gláucia vieram e comeram tudo. Joelmir comeu metade do doce. Maria comeu uma
das partes cortadas. Quantas partes do bolo Gláucia comeu?
2 - Uma professora tinha 10 alunos. Ela dividiu uma goiabada em 10
pedaços, para dar um pedaço a cada aluno. Mas três alunos não quiseram. Dois
deles eram irmãos e deram seus pedaços para um primo, o outro deu seu pedaço
para um amigo. No lanche, os colegas comeram os pedaços que ganharam.
Quantos alunos comeram goiabada? Quantos alunos comeram mais do que um
pedaço? Quantos pedaços eles comeram? Quantos alunos comeram só um pedaço?
3- Quantos meio litros cabem em um litro e meio? E quantos quartos de litro cabem em um litro
e meio?
Recursos Metodológicos (Materiais):
Folhetos, Cardápio e propaganda utilizadas em supermercados,
Restaurantes, Hipermercados, Drogarias, entre outra situações como Revistas
Jornais, Material Dourado, Receita, representação através da divisão de um
bolo, chocolate, pizza e outros.
Avaliação:
Atividade em grupo e individual. Observar a realização das
atividades. Comparar se houve evolução na compreensão dos conceitos de registro
em uma tabela, escrita na forma fracionaria e decimal, ordenação de
números naturais. Construção da reta numérica, transformação de fração em
numero decimal e de numero decimal em porcentagem, Resolução situação problema.
Trabalho de pesquisa na leitura de jornais e revistas onde podemos encontrar a
fração e os decimais.
Recuperação Continua e
paralela com o auxílio do Professor auxiliar da classe.
Oi Fátima, gostei muito das colocações do plano de aula, com criatividade, informando receitas de bolo, divisão por partes iguais, incrementado até pízzas, muito boa. No meu modo de ver é sempre assim que devemos trabalhar em classe conquistando os alunos a terem noção com estas colocações, e você postou uma grande importância da Recuperação Continua e Professor Auxiliar em classe.
ResponderExcluirVamos acrescentar este comentário no fórum do grupo, pois assim , fica mais concreto e mais explicito.
ResponderExcluirFátima irei acrescentar.
ResponderExcluir